Especiarias/Condiments

Especiarias….

Um tema pelo qual me interesso bastante.

São vários os cenários que  as especiarias aperecem ligadas: Quer sejam mezinhas/tisanas; “mestras” de especiarias na Índia, ou ainda na cozinha ayurvédica ligadas a uma cozinha saudável e dos sentidos…tudo isto para salientar uma cozinha de bem-estar, essencialmente, fisíco e psíquico.

Aqui deixo algumas formas práticas de utilização e caracterização…enquando mera aprendiz!

Legenda: flor do açafrão; estiletes nao moidos; açafrão puro moido.

açafrão: Normalmente reequilibra o sabor de pratos salgados e açucarados. É muito utilizado para dar cor. Hoje em dia é dificil encontra-lo no mercado no seu estado puro, so se encontra à venda em casas mais especializadas em chás ou alguns supermercados. É ideal para dar cor. Um único estilete tinje no mínimo 2,5dl de líquido.

Caril Indiano Picante: muito aromático. Normalmente é composto por uma mistura de 7 especiarias: cominhos em grão, pimenta preta e de caiena, sementes de coentros, fenacho, gengibre e curcuma.

Cássia:  conhecida como a “Canela da China “. Muito mais amarga e intensa.

Especiarias
(no sentido dos ponteiros do relógio: grãos de mostarda, funcho, zimbro, pimenta cor-de-rosa, cardamomo. Ao centro: cerefólio)

Apologia dos sabores
É um facto que a descoberta das ervas aromáticas e especiarias contribuiu para uma evolução na cozinha. O que muitos desconhecem é o seu papel genisíaco.
Desde o início, tanto as ervas como a sua fusão eram utilizadas como métodos curandeiros. Cria-se tanto pelos médicos como pela já bem antiga boca popular, que o seu papel em técnicas de conservação e poderes curativos era excepcional.
O seu contributo gustativo e olfactivo era também conhecido. As suas capacidades naturais podem também servir para decorar e melhorar em muito uma confecção.
Podemos considerá-las intensificadoras de sabor, sem com isso esquecer que o seu agrupamento com outras espécies é muito meticuloso e preserverante. A sua fusão implica uma vasta colectânea de sabores e gostos.
Pensar nas características de cada uma para as poder conjugar impõe uma regra. A existência de uma erva forte poderia colocar toda a confecção em risco, em virtude desta poder neutralizar e condicionar o gosto das restantes.

Aplicação

Pimenta cor-de-rosa: Possui um aroma delicado e frutado,pouco picante. Ideal para doces. Ex: Gelado de baunilha polvilhado com pimenta cor-de-rosa.

Bolo de banana com pimeta cor-de-rosa

Bate-se 4 gemas com 170gr de açucar demerara. Leva-se 170gr de manteiga ao lume até derreter e acrescenta-se ao preparado anterior. Acrescentam-se 2 bananas maduras aos pedaços e alguns grãos de pimenta cor-de-rosa moídos. Coloca-se um pacote de natas e q.b. de extracto de baunilha. Batem-se as claras em castelo com 4 colheres de sopa de açucar e envolvem-se no preparado. Incorpora-se 340gr de farinha peneirada e 1 colher de bicabornato de sódio. Leva-se ao forno pré-aquecido durante 40 minutos.

Grãos de mostarda: Óptimo para molhos. Deve ter a proporção de 1 colher de café, pois tem um paladar acre e picante. Também casa bem com a mostarda de compra.

Funcho: Notas frescas e ligeiramente anisadas.Se secar estas sementes poderá colocá-las numa vinagreta ou aromatizar azeites.

Zimbro: Conhecido com condimento do gim, na Grã-Bretanha, tem um paladar resinoso. Poderá ser utilzado em marinadas de carne. Experimente moê-las primeiro antes de as envolver.

Borrego estufado com Zimbro  • Steamed lamb with juniper

2004_0322image0013.jpg

Estufa-se cebola picada e alho em azeite até ficarem translúcido. De seguida coloca-se 1kg de Borrego sem osso inteiro com sal, zimbro pisado, rosmaninho, tomilho limão e tomate picado sem grainhas. Deixe estufar e vá virando para não queimar. Depois acrescente aos poucos água e rectifique o sal. Retire o borrego e corte-o em pedaçinhos. Côe um pouco do caldo e utilize-o para cozer o arroz.
Steam some minced onion and garlic in a bit of olive oil until it gets translucent. Then, add 1 Kg of boneless lamb, in one piece, with salt, pressed juniper, French lavender, lemmon thyme and minced tomato with no grape seeds. Let it steam and turn it once in a while, so it doesn’t get burnt. Separate some of the gruel and use it to cook the rice.

Cerefólio: Clássico condimento francês. Acompanha bem marisco, peixe grelhado com manteiga de alho e legumes. Erva bastante anisada e leve.
Chervil: It’s a classic French condiment. It goes well with sea-food. grilled fish with garlic butter and legumes. It is quite aniseed-flavoured and light a herb.

Ervas Aromáticas • Herbs

Menta: O seu aroma é fresco. É delicioso em infusões de natas, saladas,sobets,batidos, etc.
Mint: It has a fresh aroma. It is delicious in cream infusions, steamed meat, rice, salads, etc.

Tomilho Limão:  O seu cheiro contagia qualquer carne grelhada. É óptimo em grelhados, dá um aroma fresco.

Folhas de caril: Folha muito usada em cozinha tailandesa, Indonésia e Indiana. Quando fresca, tem um sabor fresco e muito suave. Usável em qualquer tipo de arroz. Óptimo complemento para frango.
Curry leaves: used quite often in Thai, Indonesian and Indian cuisine. When they are fresh they have a very mild and fresh flavour. Good for use with any kind of rice.  It goes great with chicken.

Marinadas • Marinades

As marinadas , antigamente, costumavam utilizar-se 5 de até 15 dias. Hoje em dia é racional que ninguém leve tanto tempo para preparar um banquete..há outras técnicas.

A ideia era conseguir que a carne ganhasse sabor, talvés pela fraca qualidade. hoje em dia em 5 / 10 minutos conseguese rapidamente um bom tempero, basta inventar…


Por exemplo, para fazer um churrasco.
costoletas/ entremeada de porco marinadas – vinho branco, louro, alhos, sal, pimenta e alecrim.

Lombo de porco marinado – Vinho branco, massa de pimentao, louro, sal, pimenta e rosmaninho.

Como pode comprovar, dependedo dos vários tipos de gosto pode-se  inventar uma marinada.
As you can see, you can come up with different marinades depending on your taste.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s