Chás/ Tisanas

A História do Chá

Descoberto na China há 5ooo anos…

Diz a lenda que foi o imperador Sheng Nong, aquando preaocupado com as epidemias que devastavam o Império, ordenou que se fervesse toda a água que se quissesse consumir. Certo dia, quando passeava pelos seus jardins, pediu que lhe fervesssem água enquanto descansava debaixo de uma árvore. Enquanto esperava que a água arrefece-se, algumas folhas vindas de uns arbustos caíram dentro do seu copo, atribuindo à água uma cor acastanhada. O Imperador surpreendido, provou e deparou-se com um agradável sabor.  A partir deste momento o chá passou a fazer parte de um ritual e foi introduzindo-se o seu gosto pelo povo.

cÉ Certo que cada lenda costuma ter sempre algo de verdade, apesar da história poder ser um pouco romanceada daquilo que de facto aconteceu. No entanto, a origem do chá remonta ao período imediatamente antes da ascensão da Dinastia Tang ao poder, entre os anos 618 e 906.

Durante esta Dinastia, assistiu-se à difusão de uma bebida feita pelos monges budistas.[ Bebida esta, vinda dos Himalaias, planta de nome científico Camellia Sinensis, que crescia em estado selvagem nesta cordilheira asiática.]

Segundo os relatos de um monge budista japonês Ennin, por volta do século IX, o chá já fazia parte dos hábitos dos chineses. Na mesma época, um monge budista chinês, de nome Lu Yu, escreveu o primeiro grande livro sobre chá, chamado Ch’a Ching, onde são descritos os métodos de cultivo e preparação usados no Império.


Os chás…

Pelo que tenho vindo a ler, muitas vezes retratam mais um nível cultural, um modo de vida, uma maneira de estar. Se pensarmos nos  rituais de alguns povos, nomeadamente Japoneses [conhecidos pelo ritual da cerimónia do chá – Chanoyu, datada já do séculoXV]; A China, conhecida pelo seu famoso chá Preto; A Inglaterra pelo clássico Earl grey Tea…Enfim,o chá sempre esteve   presente como bebida primordial de algumas nações. Quer fossem hábitos ou rituais a manter, hoje em dia a sua reconhecida função terapeutica, pelos seus efeitos relaxantes e calmantes veio para vingar. Assistimos a um redobrar de cuidados devido ao stress acomulado,  uma má alimentação e uma grande falta de exercício físico regular. É por isto que os Produtos Naturais têm tido uma melhor aderência e  são maioritariamente apreciados pelos seus resuçtados visíveis. Apesar dos elevados preços, o consumidor agradece andar informado e ser bom aconselhado numa boa compra.

Alguns artigos relacionados com o chá  na saúde

Bebida benéfica à saúde em vários aspectos.

Os cientistas têm-se dedicado ao estudo dos efeitos do chá sobre o organismo, bem como conhecer melhor as substâncias que promovem esses efeitos.

Alguns estudos já demonstraram que o chá preto é eficaz como antioxidante e neuroestimulante, tendo sido aplicado em estudos contra o cancro e a epilepsia. E o que chá verde demonstra propriedades músculo-relaxantes, com efeitos sobre a hipertensão e ulcerações no aparelho digestivo.

Segundo alguns textos ligados à medicina natural e ao mundo da ervanária, existem alguns chás e infusões que podem aliviar certos tipos de mal-estar.


Nota:

Tenha em atenção que todos os tipos de chá são ricos em cafeína e saponinas, isto é quando ingeridas em excesso podem causar danos no organismo.

Notas sobre infusões.


O verdadeiro chá


Existem apenas 4 tipos de chás: chá verde(semi-fermentado), chá preto ( fermentado), chá branco e chá oolong, tudo o resto são infusões. O verdadeiro chá é aquele que se produz através das folhas Camelia sinensis, a verdadeira planta do chá. Dentro de cada uma das categorias, há diversas misturas mais ou menos conhecidas, como o Pekoe, Darjeeling ou Ceilão.




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s