Afiando facas…

Tarefa complicada.

Ter uma faça cega é das piores coisas que me pode acontecer…já pesquisei alguma coisa sobre este assunto e existe uma variedade enorma e de técnicas para afiar facas. Pela minha parte eu perfiro a maneira japonesa é eficaz e resistente…

Primeiramente terá que se comprar uma pedra com alguma rigidez. [Há algumas pedras que são combinadas.Um lado é mais liso e outro é mais rígido, no entanto eu perfiro uma única pedra, visto que o resto do acabamento se faz com o fusil] .

Esta técnica aprendi com um colega japonês, a pedra é colocada de molho durante um dia e só depois se pode utilizar. Tem que se achar o ângulo da faca correcto e quando se afia, deve seguir-se sempre na mesma direcção, para não deformar a pedra. Caso a sua pedra esteja deformada, isto é, já não esteja recta, a melhor solução será comprar um corrector para a corrigir, caso contrário acabará por estragar todas as suas facas.

A força utilizada deve também ser regular. Já tenho visto alguns videos…mas nem todos ensinam muito bem…

Deixe uma Resposta

